O site ora apresentado é resultado de uma investigação sobre o ensino de História e as novas tecnologias iniciada em 2012 e que se concretizou em Janela para a história.
Na busca por pensar e repensar o ensino de História, propomo-nos a apontar algumas questões que podem ser relevantes para o momento histórico em que vivemos e do qual participamos, mais especificamente três: primeiro, as novas tecnologias que têm marcado profundamente a mudança das relações sociais, o acesso à informação e apontado novos caminhos que podem e precisam repercutir no ensino, são uma realidade já presente. Depois, o perfil dos jovens estudantes que mudou muito rapidamente nesta última década, em parte pelas transformações tecnológicas, mas também resultantes das alterações culturais, sociais e econômicas de modo geral que têm impacto em nossa sociedade. Por fim, a verificação da falta de interesse e da dificuldade da aprendizagem dos alunos pelo estudo da História nas escolas não é mais nenhuma novidade e nem exclusividade desta área.
Todos estes elementos nos ajudam a pensar na escola e no ensino de História, que enfrenta estes desafios ainda timidamente, mas que precisam ser enfrentados por nós professores, com novas práticas de ensino nos mais diversos espaços de formação.
As perspectivas para a aprendizagem da História têm demonstrado importantes questões. A principal parece voltada ao fato de que aprender história deve ser entendido como condição para a formação cidadã, partindo da realidade social dos alunos e professores, de modo que se sintam como sujeitos da constituição da história. Sujeitos cientes de sua realidade social, compreendida a partir de procedimentos históricos e temas, neste caso, da história local. Nesse sentido, entendendo a aprendizagem histórica como uma construção, valorizando as experiências e vivências dos alunos e fazendo com que se compreendam como parte do fazer histórico.
Mesmo não sendo unânimes, inúmeros historiadores contemporâneos apontam como perspectiva ou recurso, no ensino de História, o uso em sala de aula de diversas fontes históricas. Trabalhadas adequadamente, essas fontes poderiam favorecer o desenvolvimento do pensamento histórico e o entendimento do processo de produção do conhecimento, rompendo, dessa forma, com o verbalismo, a reprodução e a memorização nas aulas de História, possibilitando a formação de um estudante ativo e ligado ao domínio de algumas habilidades: desde aprender a formular hipóteses até classificar, analisar e avaliar a credibilidade das fontes.
Com estas ponderações, entendemos que é necessário nos aprofundarmos cada vez mais no estudo da História, assim como nos aproximar das novas tecnologias e da realidade dos jovens estudantes. As novas metodologias para o ensino de História podem ajudar, desde que contextualizadas com a realidade escolar. O propósito neste momento é dar um passo para que possamos criar saídas para o ensino de História na contemporaneidade e a metodologia WebQuest representa uma iniciativa importante.