Vocês devem se organizar em duplas.
Fiquem atentos às orientações, vamos ao caso!
Gabrielli e Davi estudam juntos no 3º ano do Ensino Médio, em um colégio situado no interior do Paraná.
Olha que interessante essa história dos dois.
O ano era 2012. Certo dia, passando pelo quadro de recados da escola, Gabrielli viu um cartaz que tinha uma chamada assim: “1912-2012: 100 anos do Contestado. Uma história pouco conhecida”.
Para Gabrielli aquele nome, Contestado, não era muito familiar, então, ela decidiu ler o restante do cartaz que apresentava a proposta de um concurso envolvendo todas as escolas públicas de Ensino Fundamental II e Médio do Estado.
O trabalho deveria ser desenvolvido em duplas, tendo como prêmio uma viagem para Curitiba, na qual teriam a oportunidade de conhecer o Museu Paranaense. Ao saber disso, imediatamente, Gabrielli pensou em Davi e, por isso, o chamou para falar o que precisava ser feito
Para concorrer ao prêmio, era necessário:
a) Produzir um texto dissertativo sobre a Guerra do Contestado, o qual deveria apresentar o motivo da contestação do território pelos envolvidos no conflito e, também, suas consequências;
Os critérios de análise do texto eram os seguintes:
1. Apresentação de dados sobre a Guerra;
2. Validade das informações (indicando quais links - fontes - foram utilizados);
3. Poder de argumentação e análise da dupla;
4. Considerações finais;
5. O texto deveria ser digitado nas seguintes normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas): Fonte Times New Roman, 12, espaçamento de 1,5. Margem superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm. Recuo simples nos parágrafos.
Ao saber do trabalho por Gabrielli, Davi aceitou o desafio e, então, começaram a pesquisar sobre a Guerra: anotaram informações, pensaram na estrutura do texto e, sobretudo, pesquisaram e conheceram mais sobre a História do Paraná.
Vocês agora também são convidados para conhecer mais sobre a História do Paraná e da Guerra do Contestado e como Gabrielli e Davi deverão produzir um texto seguindo as orientações já mencionadas.
Mãos à obra.
Ao irem para o item passo a passo, vocês encontrarão algumas etapas e pistas para começarem a investigação e cumprirem a tarefa solicitada (texto dissertativo). Sejam criativos e aproveitem as informações disponíveis.
É justamente nesse ponto da história deles que vocês entram.