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Metodologia WebQuest

    O trabalho com a metodologia WebQuest é relativamente pouco conhecido no ensino de História nas escolas brasileiras, mas já vem sendo utilizada há alguns anos em todos os continentes, com destaque especial para países como Espanha e Portugal, onde tem mostrado interessantes resultados. No Brasil, o MEC disponibilizou em sua página informações sobre a metodologia WebQuest como inovação no meio educacional (http://webeduc.mec.gov.br/webquest/).

    O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge e Tom March, tendo por proposta o desenvolvimento de uma atividade investigativa com o uso da internet. A proposta WebQuest deve ser elaborada pelo professor e solucionada por grupos de alunos, podendo fazer uso em especial de páginas da web, mas também recorrer aos recursos como livros, vídeos e imagens.

    A metodologia possibilita uma nova forma de fazer educação, garantindo acesso à informação e promovendo aprendizagem cooperativa. Com isso, são desenvolvidas as habilidades cognitivas. Neste caso, em especial, o propósito é desenvolver o material didático voltado à história do Paraná e aplicar a metodologia, tendo por apoio um site como ferramenta.

    A metodologia é pautada no desenvolvimento investigativo a ser realizado pelo aluno na web sob orientação. A WebQuest é elaborada pelo professor com questões e tarefas a serem solucionadas pelos alunos na pesquisa de fontes, tais como: livros, artigos, vídeos, sites e demais documentos de informação, sempre supervisionadas e selecionadas pelo professor. O trabalho de cooperação em grupo e da participação direta na construção do conhecimento propicia aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades cognitivas.

    Duas iniciativas estimularam a proposição de Janela para a história, desenvolvido a partir da metodologia WebQuest:

    A primeira, desenvolvida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, sob coordenação das professoras Keila Grinberg e Anita Almeida com textos publicados sobre o tema e o desenvolvimento do projeto “Detetives do Passado”, que objetiva fornecer instrumentos para que seus alunos sejam capazes de observar, analisar, classificar e fazer generalizações, construindo conceitos e adotando novos comportamentos, tendo como desafio o uso das tecnologias. Os textos e o site serviram de inspiração para a nossa proposta.

    A segunda iniciativa que estimulou nossa proposta foram os textos produzidos por João Batista Bottentuit Junior, professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e que tratam desde recomendações de qualidade para o processo de avaliação da WebQuest, como estudos sobre a quantidade, qualidade, conteúdo e usabilidade de WebQuests brasileiras e portuguesas disponíveis na Web.

    Com inspiração nas duas propostas apresentadas, desenvolvemos Janela para a história como uma alternativa e recurso ao ensino de História, disponibilizando casos a serem aplicados e resolvidos. Esperamos que a proposta seja útil aos professores da Educação Básica, assim como a todos os demais interessados. Na sequência, disponibilizamos referências bibliográficas de estudos realizados que podem ajudar na investigação mais aprofundada sobre as questões apontadas referentes ao ensino de História e a metodologia WebQuest.

- Ensino de História e os atuais desafios

- Referências